domingo, 19 de agosto de 2012

Importância da Competência Técnica e Interpessoal


Um comentário:

  1. Cada ser humano é um. E, se observarmos, diversas pessoas, perceberemos logo que não existem pessoas iguais. Cada um de nós é único no mundo. Jamais encontraremos pessoas exatamente iguais na maneira de pensar, sentir e agir. Pensamos e sentimos de forma peculiar, única. Compreender quais são as barreiras que nos separa dos outros.
    Dificuldades de aceitar mudar o próprio comportamento. O comportamento humano e as relações interpessoais - As diferenças individuais. Na formação de nossa personalidade, daquilo que nos torna diferentes uns dos outros, influencia poderosamente da hereditariedade e o meio ambiente em que convivemos. Do que recebemos de nossa formação familiar, hábitos e costumes. Da educação que recebemos, quando crianças de nossos pais. A personalidade é construída com base em aspectos inatos e adquiridos. Inatos: Características físicas, temperamento, inteligência.
    Adquiridos: Caráter, educação e cultura.
    As pessoas aprendem, mudam, com o decorrer do tempo, bem como em diferentes situações da vida. Mas, podem mudar para melhor, passarem por uma evolução, aprendendo com o outro, se tornando uma pessoa cada vez melhor. Aprender com quem é diferente de você. Aliás, é uma troca de experiências, relacionar com outras pessoas, numa relação harmoniosa. Preciso ser simpático, agradável, positivo e alegre numa convivência de trabalho, buscar aceitar o outro, e, vice-versa, convivendo com as diferenças, devo respeitar e compreender o outro da mesma forma que quero ser compreendida e respeitada.
    No trabalho em equipe, deve haver respeito, compreensão, união e harmonia para lidar com as diferentes pessoas que vão estar comigo. Estaremos trabalhando, trocando experiências, havendo comunicação com educação e simpatia, aprendendo juntos, sem achar que sou melhor do que os outros, que minhas idéias devem prevalecer, porque sou o mais inteligente, sem haver espírito de competição de poderes, de disputa par ser o melhor. Os integrantes de uma equipe, devem pensar que todos devem ser os melhores, eu e meus colaboradores num empreendimento, devemos estar esforçando para ser os melhores, porque juntos que iremos realizar um grande e eficiente trabalho em equipe. Ter dedicação e responsabilidade em tudo que eu fizer, com disciplina e pontualidade em meus compromissos e tarefas em equipe. Ser amigo e colaborar com trabalho de meus colegas. Ser generoso, prestativo, ter boa vontade em ajudar o outro, ser alegre e afetuoso no ambiente de trabalho é fundamental para as relações interpessoais. É normal que as minhas idéias sejam diferentes das outras pessoas, mas podemos combinar idéias e permitir que o trabalho em grupo, em equipe possa fluir positivamente e com bons resultados. Uns ajudando os outros para uma comunhão de objetivos e finalidades para a realização de um projeto de sucesso. Aprender a ouvir, sendo discreto e considerar os sentimentos dos outros, sem fazer fofocas ou comentários infelizes. Não querer criticar o outro para prejudicá-lo, e sim fazer uma crítica construtiva para ajudá-lo a ser melhor. Saber falar com as pessoas. Lembrar sempre que são pessoas dividindo o mesmo espaço, um mesmo contexto, estabelecendo relações com os demais, trabalhando juntos, com um mesmo objetivo, onde deve haver companheirismo, interação, e compartilhar momentos difíceis e momentos felizes sempre juntos com harmonia e equilíbrio.

    ResponderExcluir