quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Documentário Lixo Extraordinário






Encerramento das atividades do Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho.

Estudos técnicos realizados pela Companhia de Limpeza Urbana do Rio de janeiro – COMLURB mostram que o Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho (AMJG) está condenado. Cerca de 80% do lixo produzido na região metropolitana do Rio de Janeiro, perto de 8.000 toneladas/dia, já ameaçam sua integridade e apontam para riscos de um grave desastre socioambiental.

O aterro fica situado no Município de Duque de Caxias, RJ, no bairro de Jardim Gramacho, 1º Distrito (Duque de Caxias).  Situado ás margens da Baia de Guanabara e ocupa atualmente uma área de aproximadamente 1,3 milhões de m². Foi instalado a partir de convênio firmado em 1976 entre a FUNDREM, a COMLURB e a Prefeitura Municipal de Nilópolis, e com termos aditivos ao convênio foram incluídos os municípios de Nova Iguaçu e São João de Meriti.

O aterro está no limite de sua capacidade e já apresenta sinais que, uma parte do lixo acumulado ali nos últimos 30 anos, pode verter para dentro da Baia de Guanabara. A melhor imagem que se pode usar para descrever o que pode acontecer com o aterro é a de uma grande montanha de lixo sobre uma base gelatinosa – já que o solo é argiloso no local que outrora era mangue - que a qualquer momento pode desandar para dentro da Baia de Guanabara. 

2 comentários:

  1. Este vídeo do lixo extraordinário é fantástico!
    Todas as pessoas devem assistir, é a vida dos catadores de de lixo, ou melhor dizendo, dos catadores de material reciclável. E algumas delas são abordadas pelo artista plástico Vick Muniz, que enxerga nessas pessoas um talento de fazer arte com materiais recicláveis. Demonstra o interesse pelo maior aterro sanitário da América Latina, localizado no Rio de Janeiro, no Jardim Gramacho. Em trabalhar a arte com as pessoas que trabalham no lixo e se sobrevivem do lixo. Pessoas que vivem diariamente no lixão, mas que são trabalhadores, que se organizam, separam os materiais recicláveis e vendem, sobrevivendo desse dinheiro.O artista Vick Muniz muda a vida desses catadores, valorizando estas pessoas, fotografando e transformando em arte.

    ResponderExcluir
  2. Os catadores de materiais recicláveis no maior aterro sanitário da América Latina, no Rio de Janeiro, na Vila Gramacho. São pessoas que conseguem sobreviver num estado de pobreza máxima, no meio do lixo, mas, que com a força do trabalho com muita fé, esperanças de dias melhores, com dignidade e honestidade, buscam o respeito da sociedade, são capazes de sorrir, ter esperanças,ter sonhos e planos de vida, vivem pensando em realizar seus sonhos, querem um dia estudar, trabalhar, ter uma casa, e uma profissão na vida. Eles conseguem sobreviver e consideram trabalho honesto e se orgulham disso trabalhando como catadores no lixão, catadores de material reciclável. São pessoas alegres e otimistas, que alimentam a cada dia a esperança de serem felizes e se tornarem pessoas com uma vida normal, se socializarem, e serem valorizadas e respeitadas como gente, seres humanos e pessoas bonitas, saudáveis, que já viveram anos no lixo e querem conquistar sua auto estima, conquistando a felicidade. O artista Vick Muniz faz um belíssimo trabalho com arte e material reciclável, verdadeiras obras de arte feitas com as fotos desses catadores, desenhadas e trabalhadas pelo artista, resgatando valores humanos, valorizando pessoas que vivem no lixo e despertando talentos.
    Eu recomendo para que assistam este vídeo.

    ResponderExcluir