quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A importância das frutas em nossas vidas


Pense em uma fruta. Da mais exótica à mais simples, o Brasil tem. De norte a sul do país, o que existe é diversidade, para todos os gostos. Mas, apesar de contar com uma produção anual de 43 milhões de toneladas, o brasileiro consome pouca fruta durante o ano, uma média de 62 quilos por pessoa. Isso é menos do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é de 100 quilos por indivíduo.

Ricas em vitaminas, minerais e fibras, as frutas são importantes para a nossa alimentação diária. “E o seu consumo, assim como o de verduras, está associado à proteção contra o câncer e várias doenças cardiovasculares”, lembra a nutricionista Renata Padovani, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepal), da Unicamp, em Campinas (SP). Segundo ela, as fibras das frutas são importantes para controlar o nível de colesterol, por exemplo.

O Ministério da Saúde recomenda ingerir de três a cinco porções por dia de frutas variadas. Além dos benefícios nutricionais, ela prolonga o tempo de saciedade por causa da quantidade de fibras. “Isso faz com que você não coma tanto", esclarece Renata.

Para saber um pouco do que cada fruta pode te oferecer, basta olhar para a cor dela. As de colorações amarelas e laranja, como o abacaxi, a laranja e a carambola, são fontes importantes de vitamina C e de antioxidantes – que ajudam a combater as moléculas responsáveis pelo envelhecimento precoce. As vermelhas, como maçã, morango e pêra vermelha, ajudam a manter a boa saúde do coração, da memória e a prevenir o câncer. As verdes, como o abacate, o melão e a maçã verde auxiliam a saúde da visão e dos ossos.

Renata lembra que nosso país, por ser tropical, apresenta durante todo o ano grade diversidade de frutas, com preços acessíveis. Além disso, o melhor jeito de aproveitar tudo o que as frutas oferecem é comê-las inteiras. "Com o suco ou a polpa, você ingere menos nutrientes. Tem bastante diferença de fibras e outros nutrientes", completa. E você, já comeu sua quota de frutas hoje?


Nenhum comentário:

Postar um comentário