domingo, 19 de agosto de 2012

Vídeo Viviane Mosé - Filósofa. A Questão da Moral e da Ética - Indiferença e Descaso






2 comentários:

  1. Este vídeo nos mostra a indiferença, o descaso com aquilo que você não quer ver, não te interessa, você já acostumou a conviver com aquilo, sem estar mais chamando a sua atenção. Você prefere não dar atenção, para não ter que fazer alguma coisa para mudar. Questões sérias da nossa sociedade, como a pobreza e as misérias humanas. A omissão dos Governos e da sociedade em permitir que existam certas questões sociais, como por exemplo, as pessoas se drogando nas ruas, se marginalizando.
    A indiferença vem do que você quer ver, e não faz nada para mudar uma certa situação.
    O descaso vem da falta de solidariedade humana, de não agir e nem fazer nada para ajudar alguém ou determinada causa social. A indiferença e a banalização da vida humana, a indiferença e o descaso em relação aos pobres, fazendo com que haja a desconsideração e desclassificação do outro, e que determina a conduta em sociedade e a falta de atenção com a vida.

    ResponderExcluir
  2. Conduta diante do outro: Valores humanos.

    Moral - Conjunto de regras de comportamento que determina a conduta em sociedade. Baseia-se sobre os atos humanos, é intimamente ligada às tradições culturais e religiosas.

    Ser ou não ser - Ética
    A ética é uma reflexão crítica sobre a moral. Conduta do que é certo ou errado nas minhas atitudes em relação ao outro, perante à vida, às pessoas, aos animais. Os valores de respeito pelo outro, solidariedade, honestidade, integridade, caridade.

    A Ética é uma disciplina altamente importante na vida de qualquer pessoa. E é justamente o perfil ético do indivíduo que define seu conjunto de valores. É o reflexo de nossas ações, o expressar do nosso comportamento.

    Princípios e Valores da pessoa - Ética e comportamento
    Suas verdades, no que acredita, fé e religião, pelo que sente, fala, aprende, transmite, de sua formação familiar, a educação, o que aprendeu de seus pais, de sua família. As influências que recebeu das pessoas, dos ambientes e grupos sociais em que frequenta. O comportamento do indivíduo em sociedade, no trabalho, com seus colegas, com o seu chefe, na sua comunidade, etc.

    Conceitos e Preconceitos - A nossa posição em relação aos outros.

    ResponderExcluir